O corpo humano possui um mecanismo de defesa eficiente, que trabalha arduamente evitando que agentes invasores tenham contato com suas estruturas, protegendo todo o organismo. E da mesma forma acontece com o sistema respiratório, quando alergias ou infecções se instalam, o processo inflamatório tem seu início. Como defesa, os vasos sanguíneos do nariz se dilatam e aumentam sua permeabilidade, causando a obstrução nasal e iniciando a produção da secreção mais conhecida como coriza.
Além de incômodos, esses simples sintomas também podem ser os primeiros indícios de Infecções das Vias Aéreas Superiores (IVAS). As IVAS incluem a gripe comum, rinofaringites (infecções de nariz e garganta), otites (infecções dos ouvidos), rinossinusites (do nariz e dos seios nasais) e as faringoamigdalites (infecções da garganta e das amigdalas).
Presentes ao longo da vida da maioria das pessoas, as IVAS costumam ser passageiras, quando diagnosticadas e é imprescindível seguir as orientações e cuidados especificados pelo médico. Algumas atitudes simples podem ajudar na prevenção contra as IVAS, como realizar a lavagem nasal diariamente, incluindo-a em sua rotina, a higienização nasal realizada corretamente bloqueia o desenvolvimento de vírus e bactérias, além de descongestionar o nariz e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.
“A limpeza correta das narinas deve ser feita diariamente, já que a ação hidrata a mucosa nasal e ajuda na eliminação de impurezas e outros eventuais agentes que podem estar aderidos na mucosa nasal. Além de descongestionar o nariz e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, a higienização nasal previne infecções das vias aéreas e reduz a carga viral de pacientes infectados por vírus, reduzindo assim a possibilidade de contaminação de pessoas próximas” explica a Dra. Tatiana Abdo CRM 101.585, otorrinolaringologista.
Ainda segunda a especialista, para que a escolha do higienizador nasal seja assertiva, tanto para adultos quanto para crianças, é recomendada a opção que tenha controle da pressão e volume do jato, além de um bico que respeite a cavidade nasal, se adaptando a qualquer paciente.
Aprenda agora, em três passos, a fazer sua limpeza nasal:
Passo 1
Passo 2
Passo 3
E lembre-se: todo tratamento de doenças respiratórias deve sempre ser indicado por profissionais da saúde.
Referências bibliográficas
Ramalingam S, et al. A pilot, open labelled, randomised controlled trial of hypertonic saline nasal irrigation and gargling for the common cold. Sci Rep. 2019;9(1):1015.
Head K, et al. Saline irrigation for allergic rhinitis. Cochrane Database Syst Rev. 2018;6(6):CD012597.
King D, et al. Saline nasal irrigation for acute upper respiratory tract infections. Cochrane Database Syst Rev. 2015;(4):CD006821.